VOCÊ CONHECE UMA BEBETECA?

 15/01/2019

Você conhece uma Bebeteca?

 

Com certeza, você se lembra de ao menos uma história ouvida em sua infância e que tenha te marcado de alguma maneira, esse é o poder das histórias, da leitura e da imaginação.

 

Você sabe o que o seu filho faz quando não está olhando? Sabe o que é bebeteca? Mesmo antes de saber falar, sentar ou segurar um livro, crianças da creche podem e devem manusear livros e ouvir pequenas histórias.

 

Até algum tempo atrás, acreditava-se que nossa capacidade de enxergar e representar o mundo só começava a se desenvolver por volta dos dois anos de idade, hoje sabe-se que quanto mais cedo a leitura for introduzida na vida da criança, melhor em diversos aspectos, o vocabulário cresce e assim cresce também a confiança para se expressar, para questionar, as noções de passagem do tempo são desenvolvidas de maneira mais consistente.

 

Crianças leitoras tendem a ser crianças muito mais concentradas, a relação constante com livros pressupõe relações e associações a partir de um repertório que cresce constantemente.

 

O poeta inglês Joseph Addison nos lembra que: “A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo.

 

Nesse caminho de incentivar novos leitores, surge a ideia de um espaço lúdico, especializado no atendimento à primeira infância (crianças de oito meses a seis anos de idade), cujos objetivos são de ao mesmo tempo  promover situações de leitura para crianças que se encontram na fase incipiente de contato com a linguagem escrita e que ainda não fazem uso autônomo dessa linguagem; e capacitar promotores de leitura – pais destas crianças, professores, bibliotecários e voluntários – todos para realizarem apropriadamente a escolha de textos e para desenvolverem mediações adequadas entre o livro e as crianças, é um trabalho conjunto e importantíssimo.

 

O termo “Bébéthèque” foi mencionado em uma palestra realizada em Salamanca, em 1987, e se referiu a práticas de promoção de leitura para bebês em instituições educativas (creches), na França.

 

O funcionamento em uma biblioteca foi pioneiramente pensado e promovido por na Espanha, no início dos anos 1990. Desde então, esse serviço vem se expandindo e, atualmente, existem bebetecas em diversos países: Estados Unidos, Colômbia, México, Chile, Cuba, Argentina, França, Espanha, Portugal. No Brasil, essa ideia está crescendo cada vez mais.

 

A bebeteca é apontada pela pesquisadora Sueli Bortoloni, como uma biblioteca especialmente destinada aos bebês, seus pais e demais responsáveis a fim de trabalhar as possibilidades de leitura, envolvendo a criança no mundo lúdico, despertando primeiramente, o prazer e a paixão pela leitura. Por meio dessa atitude, é possível proporcionar maior convivência e familiaridade com o livro e a leitura, inserindo-os ao seu cotidiano. A bebeteca também procura estimular nas crianças o gosto de estar no ambiente de uma biblioteca, contribuindo para formarem um conceito positivo deste espaço em nossa sociedade.

 

Nós da Rúpolo permanecemos nesta busca de inovar em nossos produtos em concomitância com as necessidades da atualidade. Sabia que você pode montar uma bebeteca com nossos produtos?

 

Acesse o link e conheça nossa linha completa para Bebeteca: 

BEBETECA RÚPOLO MÓVEIS

Curta Nossa Página

Dúvidas e orçamentos ?


Nosso Endereço

Rua Tiradentes, 371 - Centro, Espírito Santo do Pinhal - SP
CEP: 13990-000

Olá, posso ajudar?