Dicas de sites para download de livros gratuitos

 10/11/2016

Boa tarde leitores, nesta quinta feira indicamos a vocês maneiras interessantes de se enriquecer culturalmente que não é novidade em sua vida, porém que você pode estar desabituado, o download de livros gratuitos na internet é uma ótima maneira de ampliar nossa experiência de leitura e é disso que falaremos neste post, daremos dicas de sites para download de livros gratuitos e que são importantes de conhecer melhor.

A maioria dos leitores assim como eu, priorizam a leitura impressa no papel pelo fato de segurar o objeto (livro), sentir aquele famoso cheiro de papel, enfim, um aprendizado que nos habituamos já nos tempos de escola e que se torna um hábito em nossas vidas.

O papel continua sendo uma força motriz para a literatura, porém neste tempo “pós-digital” que vivemos a tecnologia passa a ser uma aliada de peso,  o download passa a ser algo bastante presente no uso da internet, ainda que a maioria de nós esteja habituado a baixar músicas e filmes pela internet, livros podem ser baixados basicamente da mesma maneira e lidos no computador uma vez que você leitor tenha essa facilidade.

Como mencionamos, a tecnologia é também uma facilitadora, hoje em dia temos o Kindle, por exemplo, conhecem? Eu explico, o Kindle é o que hoje chamamos de e-reader, isto é, um dispositivo eletrônico criado para a leitura de textos, repare que falei dispositivo e não aplicativo.

Imagine um livro eletrônico, pronto o Kindle é isso, com o plus de poder armazenar diversas obras em formato .PDF, ou compradas em sites como por exemplo AMAZON (loja virtual que lançou o Kindle para o mundo em 2007 e esgotou em algumas horas o seu estoque), um dos sites mais populares de compra não só dos Estados Unidos mas de todo o mundo.

Existe uma discussão gigantesca dos mais interessados e preocupados com o tema, perguntas que ainda não temos resposta, afinal são raras as pessoas capazes de realmente enxergar o momento da história da humanidade em que vivem, portanto não temos como responder com certeza se dispositivos como o Kindle serão o futuro da literatura, se a leitura de livros de papel está condenada no futuro, enfim…talvez o ponto não sejam perguntas como estas.

Uma coisa é fato, a internet está ai, a tecnologia está ai e se trata de uma facilitadora, uma mediadora capaz de ampliar seu interesse por qualquer coisa, porém ainda existem situações que são insubstituíveis, a leitura de livros em obras de papel  é um exemplo, —eu acredito no papel e discordo de quem diz que os livros um dia irão acabar, isso é impossível, mais difícil ainda é esquecer de autores como Machado de Assis, James Joyce, Hemingway e por ai vai…

 

Subvertendo esta minha ideia indicamos agora sites interessantes de download gratuito de livros pela internet:

Domínio Público: http://www.dominiopublico.gov.br/

No brasil, de acordo com o Direito da Propriedade Intelectual as obras de autores entram em domínio público após 60 anos da morte deste autor, ou quando não há nenhum sucessor da família deste autor. Este portal lançado em 2004 (inicialmente com 500 obras) cujo objetivo central é promover e ampliar o acesso à obras, hoje constitui uma das bibliotecas de peso na internet e com uma diversidade gigantesca de autores, principalmente brasileiros.

Universia: http://noticias.universia.com.br

A Universia Brasil é um site que você não só pode baixar livros, como pode se inscrever para receber um feed de noticias sobre educação aqui e ao redor do mundo, o site possui mais de 1000 Universidades parceiras e mais de 18 mil estudantes e professores universitários vinculados.

Open Library: https://openlibrary.org/

Quando falei que existe uma discussão gigantesca nas áreas tanto da educação quanto da literatura a respeito dos e-books, sites como a Open Library complicam mais ainda a conversa. A intensão desse site é nada mais nada menos que catalogar todos os livros publicados no mundo! Os caras já possuem um acervo de 1 milhão de títulos para download, é mole? E não para por ai, é um software aberto, onde as pessoas podem não somente baixar e enviar, como corrigir, traduzir,enfim, um projeto que não diz respeito somente a equipe de profissionais deles e sim a todos nós, vale muito conhecer esse projeto!

Biblioteca Brasiliana: http://www.bbm.usp.br/

Este é o site disponibilizado pela USP (Universidade de São Paulo) onde existem aproximadamente 32.2 mil títulos (manuscritos, obras raras) de autores para serem baixados.

Biblioteca Nacional de Portugal: http://www.bnportugal.pt/

Uma porta aberta na internet para os interessados na literatura e na cultura Lusitana, um site que também não se limita apenas na disponibilização de conteúdos como busca construir uma comunidade leitora. Destaque para as obras de José Saramago, com manuscritos do autor e muito mais!

Read Print: http://www.readprint.com/

Funciona basicamente como a biblioteca da USP citada acima, porém com o espaço também para a discussão de obras, autores e gêneros, a diferença maior é que na Read Print os livros estão todos em Inglês. Ta ai uma ótima maneira de treinar os últimos anos que você pagou de escola de idiomas!

Saraiva: http://www.saraiva.com.br/

Calma você leitor ansioso que agora está achando que a livraria está oferecendo obras gratuitas para download à torta e a direita, o capitalismo não funciona assim. O site disponibiliza mais de 100 livros para serem baixados gratuitamente, com necessidade apenas de se efetuar o cadastro e baixar o aplicativo para ter acesso as obras.

Biblioteca Mundial Digital: http://www.wdl.org/pt/

Um site com mais de 12 mil itens de todo o mundo (documentos históricos, obras, manuscritos) de mais de 190 países. Com um material multilíngue a partir de 1200 a.C. se trata de um portal que não temos aqui muito o que falar, é um patrimônio riquíssimo para a internet e que vale a pena ir atrás, com certeza vai achar algo para ler simplesmente fazendo a pesquisa clássica da internet, fuçando compreendem?

Projeto Gubenberg: http://www.gutenberg.org/

Um projeto com aproximadamente 49 mil livros em formato e-book disponíveis para download, ou simplesmente leitura online. O que é mais impressionante deste portal é a qualidade de publicação das obras, que por sua vez passam por um cuidadoso processo editorial até serem disponibilizadas no portal. Nenhum tipo de cadastro é necessário, muito embora se você leitor se identificar com o projeto pode deixar a sua contribuição.

UNESP Aberta: http://www.unesp.br/unespaberta

Para você leitor/educador, finalizando nossa breve lista porém longe de ser último lugar este portal criado pela reitoria da Universidade Estadual Paulista juntamente com o Núcleo de Educação a Distância (NEaD/Unesp), possui uma gama de materiais pedagógicos disponíveis gratuitamente. Se trata de um ambiente de aprendizagem online para o aperfeiçoamento das mais variadas áreas do conhecimento.

Desta forma concluímos a indicação desta semana sem mais delongas lembrando ao leitor que, mais importante do que a plataforma utilizada é o ato da leitura, devemos ser persistentes para que esta prática se torne presente em nossas vidas ao ponto de se tornar habitual.

Boa semana, vá fuçar!

Curta Nossa Página

Dúvidas e orçamentos ?


Nosso Endereço

Rua Tiradentes, 371 - Centro, Espírito Santo do Pinhal - SP
CEP: 13990-000

Olá, posso ajudar?