PROJETO DE ROBÓTICA EM SÃO PAULO NAS ESCOLAS

‹ voltar

26.02.2020

 

PROJETO DE ROBÓTICA EM SÃO PAULO NAS ESCOLAS

 

           Você já ouviu falar de RoboLab? Este projeto é uma parceria entre a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e a Qualcomm, com o objetivo central de levar o aprendizado de linguagem de máquina aos alunos de escolas públicas com aulas variadas, dinâmicas e com o uso das metodologias ativas para desenvolver nestes alunos o pensamento computacional e as noções de robótica.

 

            Projetos como estes são ricos não somente pela consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas sim pela possibilidade prática de inclusão digital nas escolas do setor público de ensino, o documento aprovado é uma iniciativa da Qualcomm com o Grupo +Unidos, o resultado é a inclusão do letramento digital nos projetos pedagógicos de dez escolas da rede estadual para os níveis Fundamental II e Ensino Médio. Os professores da rede receberão um treinamento especial para ministrarem as aulas dentro do RoboLab,

 

            É de extrema importância que projetos como esse tenham andamento e sejam fomentados, o que será germinado nas escolas ao longo do tempo é de extrema importância, afinal um laboratório de robótica em cada uma das dez escolas inseridas no projeto, equipado com dispositivos e ferramentas, com banda larga 4G disponível, , administradas pelo Grupo +Unidos, que por sua vez estão cada vez mais engajados com o projeto, uma vez que serão os responsáveis pela condução do programa em todas as escolas, assim como sua continuidade no futuro.

 

            Hoje em dia, apesar da resistência de gestores e investidores, os robôs já atendem em hotéis, lojas, e já estão inseridos e operando em escolas e universidades por todo o Brasil, a proposta deste projeto é trazer as novas gerações de alunos, cada vez mais para uma perspectiva aberta e empreendedora no que diz respeito a maneira como estas novas tecnologias são vistas. Mais do que fazer, é como fazer!

 

            Mais do que o conhecimento sobre a robótica, projetos como esse vão além, germinam frutos e provocam intervenções sociais por meio da cidadania e da capacitação infanto-juvenil para o futuro cada vez mais tecnológico, buscando conhecimentos de robótica para propor novas soluções para o cotidiano de formas que façam mais sentido para as novas gerações.

 

E você, já pensou em pesquisar mais sobre Robótica nas Escolas?